Cerca de 25 pessoas ficaram feridas e foram transportadas para o hospital na sequência de uma explosão num prédio residencial na cidade sueca de Gotemburgo, nesta terça-feira de manhã.

Três mulheres e um homem ficaram gravemente feridos, avança um porta-voz do Hospital Universitário Sahlgrenska citado pela agência Reuters.

Do prédio afetado, pelo menos 16 pessoas foram levadas ao hospital depois de retiradas pelos bombeiros.

“Vários apartamentos e escadas foram afetados”, afirmaram os serviços de emergência citados pela agência Reuters. A primeira preocupação foi evacuar o prédio e zonas contíguas e apagar os incêndios.

Não terá sido fuga de gás

A causa da explosão está ainda por apurar, mas a polícia já abriu uma investigação.

“Acreditamos que a explosão não teve causas naturais”, afirmou o porta-voz da polícia, Thomas Fuxborg, aos jornalistas, adiantando que, “provavelmente” foi ali colocado algo.

Os serviços de emergência também já disseram que não terá sido uma explosão de gás, mas não adiantaram mais nada.

À agência Reuters, a moradora Anja Almen diz ter ouvido um tumulto na rua logo depois das 5h00, cerca de 15 minutos após a explosão.

“Eu fui para a varanda e fiquei chocada. Havia fumo em todo o lado, em todas as escadas”, descreve ao telefone, junto à igreja para onde muitos moradores foram levados pelos bombeiros.

“Camiões de bombeiros com escadas puxavam pessoas dos apartamentos”, acrescenta.



A Suécia tem vivido um aumento do crime de gangues nos últimos anos, com grupos rivais a usar explosivos e armas de fogo para acertar contas.



[Notícia atualizada às 11h40, com declarações da polícia sobre causa da explosão]