A Península do Alasca foi palco de um terramoto com 8,2 de magnitude. O sismo ocorreu durante a noite de quarta-feira (já manhã em Lisboa) e gerou um alerta de tsunami na região.

O epicentro do abalo localizou-se cerca de 91 quilómetros de Perryville e a 46,7 km, indica o Centro Geológico Norte-americano (USGS).

Segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA, o alerta de tsunami foi emitido para algumas partes do Alasca, como Hinchinbrook Entrance, Unimak Pass e as Ilhas Aleutas, entre outras do Sul e Península do Alasca.


Os residentes de Kodiak, a maior cidade da ilha com o mesmo nome, foram aconselhados a deslocarem-se para um local elevado. A escola foi transformada em espaço de acolhimento de pessoas que tiveram de sair de casa.

Foi também emitido um alerta de tsunami para o Havai, segundo o National Weather Service Pacific Tsunami Warning Center.

O nível de perigo de tsunami foi ainda avaliado para outras costas do Pacífico, dos Estados Unidos e do Canadá, indica ainda o NWS.

Os alertas de tsunami foram levantados perto das 2h20 (11h30 em Lisboa), depois de concluindo que as faixas costeiras não corriam perigo.

No Alasca, foram detetadas pequenas ondas de tsunami com menos de trinta centímetros acima do nível da maré, em Sand Point, Old Harbor, King Cove, Kodiak, Unalaska e Alitak Bay, de acordo com o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA (NTWC).


O Alasca faz parte do Anel de Fogo do Pacífico (ou Círculo de Fogo do Pacífico), uma área onde há um grande número de sismos e uma forte atividade sísmica.

Esta zona tem 40.000 quilómetros de extensão e a forma de uma ferradura.

O estado do Alasca foi atingido por um terremoto de magnitude 9,2 em março de 1964, o mais forte já registado na América do Norte. Devastou a capital Anchorage e desencadeou um tsunami que atingiu o Golfo do Alasca, a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí.

Mais de 250 pessoas morreram nesse terremoto e no tsunami.

Em outubro, um outro sismo de magnitude 7,5 também causou ondas de tsunami na costa sul do Alasca, mas não foi registada qualquer vítima.


[Notícia atualizada às 12h25, co levantamento dos alertas]