Aumenta para 62 o número de mortos em resultado de uma violenta explosão numa fábrica de pesticidas na cidade de Yancheng, província de Jiangsu, na parte oriental da China.

O mais recente balanço avança que 28 pessoas estão dadas como desaparecidas.

O rebentamento aconteceu na quinta-feira e as chamas só foram controladas esta sexta-feira, avança a televisão estatal.

Um total de 640 feridos foram levados para 16 hospitais da região. Trinta e quatro pessoas estão internadas em estado crítico.

O incêndio deflagrou numa fábrica propriedade da empresa Tianjiayi Chemical e propagou-se rapidamente a outras instalações.

Entre os feridos estão várias crianças de uma creche situadas nas imediações do complexo fabril.

A causa da explosão está a ser investigada.

O Governo português lamentou esta sexta-feira o "grave acidente" que ocorreu numa fábrica na província de Jiangsu.

"O Governo português lamenta o grave acidente ocorrido na fábrica Jiangsu Tianjiayi Chemical Co, na província de Jiangsu, na República Popular da China, que causou já dezenas de mortos e centenas de feridos e teve nefastas repercussões nas áreas circundantes da fábrica", refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Augusto Santos Silva.

No documento, o Governo português apresenta as suas "sentidas condolências" ao povo chinês e aos familiares das vítimas, deixando votos de "rápida recuperação dos feridos e reabilitação das áreas afetadas".

Acidentes industriais são frequentes na China, onde, em média, morrem 70 mil trabalhadores por ano, segundo a Organização Mundial do Trabalho.

Em 2015, duas explosões nas instalações químicas da zona portuária da cidade de Tianjin, nordeste da China, provocaram pelo menos 165 mortos e causaram prejuízos de mais de mil milhões de dólares.

Segundo a organização de proteção ambiental Greenpeace, a indústria química da China, a maior do mundo, "está terrivelmente pouco regulada".

"Acidentes trágicos acontecem quase todos os dias no país", afirmou a organização, num relatório difundido no ano passado.

A maioria das 33 mil unidades de produtos químicos na China está concentrada no leste do país, onde os níveis de densidade populacional são maiores.

[notícia atualizada às 21h42]