O Presidente dos Estados Unidos critica o seu homólogo francês a propósito da proposta de criação de um exército europeu.

Donald Trump, que chegou a Paris para as comemorações do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, deve reunir-se com Emmanuel Macron no sábado de manhã.

"O Presidente Macron acaba de sugerir que a Europa construa o seu próprio exército, para se proteger dos Estados Unidos da América, da Rússia e da China", escreveu Trump, em mensagem divulgada na rede social Twitter, no momento em que o seu avião aterrava no aeroporto internacional de Orly, nas proximidades da capital francesa.

"Muito insultuoso. Talvez a Europa devesse pagar antes a sua parte à NATO, que os EUA subsidiam largamente!", acrescentou Donald Trump.

Na sua mensagem na Twitter, Trump referia-se às declarações de Macron, feitas na terça-feira, que apelou à criação de "um verdadeiro exército europeu" para melhor proteger o velho continente.

"Só protegeremos os europeus se decidirmos ter um verdadeiro exército europeu", proclamou o presidente francês, considerando ser necessário a Europa proteger-se da China, da Rússia e, mesmo, dos EUA".