As equipas de resgate tailandesas encontraram os 12 jovens e o professor que estavam perdidos dentro de uma gruta na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia. Depois de dez dias desaparecidos e de muitas horas de buscas, foram finalmente localizados com vida.

As autoridades vão tentar drenar a gruta onde o grupo se encontra, para conseguir retirá-lo. Entretanto, vão enviar um médico e um enfermeiro especialistas em mergulho, para poderem avaliar o estado de saúde dos jovens.

O alunos têm entre 11 e 16 anos e o treinador da equipa escolar tem 25 anos.

“A marinha tailandesa descobriu todos os 13 desaparecidos com vida”, disse o governador da província de Chiang Rai.

O grupo - uma equipa de futebol sub-16 da escola Moo Pa, na província de Chiang Rai - visitou a gruta no sábado, dia 23 de junho, após um treino. Uma chuvada forte terá inundado a gruta por completo, durante o tempo em que os jovens estavam no interior, impedindo a saída do grupo.

O alerta foi dado às autoridades tailandesas por um segurança do Parque Natural Tham Luang, que viu as bicicletas dos rapazes estacionadas à entrada da gruta, já após o encerramento do parque.

Durante estes dias, as equipas de resgate enviaram caixas com alimentos e telemóveis portáteis através de um dos poços da gruta, na esperança de que o grupo conseguisse encontrá-las.

O desaparecimento dos menores levou a um esforço internacional com várias centenas de socorristas, incluindo soldados norte-americanos e mergulhadores britânicos, que foram mobilizados para o local, uma das maiores grutas da Tailândia.

Tópicos