Depois da cimeira desta semana em Singapura, que juntou pela primeira vez os líderes em funções dos EUA e da Coreia do Norte, o Presidente norte-americano anunciou que tenciona telefonar ao homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, no próximo domingo.

A informação foi avançada pelo próprio Donald Trump esta sexta-feira quando, numa entrevista à estação de televisão Fox News, foi interrogado sobre os seus planos para o Dia do Pai - que este ano será celebrado no dia 17 de junho nos Estados Unidos.

“Por acaso, vou telefonar para a Coreia do Norte”, respondeu o Presidente norte-americano.

Trump revelaria mais tarde aos jornalistas, já numa conferência de imprensa nos jardins da Casa Branca, que deu a Kim Jong-un o seu número de telefone para poderem falar diretamente.

“Ele agora pode ligar-me se tiver algum problema e eu posso ligar-lhe”, explicou Donald Trump.

Os líderes dos EUA e da Coreia do Norte encontraram-se na terça-feira, dia 12, numa cimeira histórica realizada em Singapura.

A desnuclearização da Península Coreana esteve em destaque. Já a questão dos atropelos aos direitos humanos na Coreia do Norte não foi abordada.

Após a cimeira, Trump tinha apenas referido que esses problemas serão discutidos no futuro. Esta sexta-feira, ao ser questionado novamente sobre esse assunto, disse que quer ter uma “boa relação com a Coreia do Norte”.

“Eu não quero ver uma arma nuclear destruir-vos ou às vossas famílias”, respondeu aos jornalistas.