Depois de anos de seca, as fortes chuvadas das últimas semanas na região de Nakuru provocaram a ruptura da barragem de Solai, 190 quilómetros a noroeste de Nairobi. Há 47 mortos confirmados e pelo menos 50 desaparecidos.

De acordo com o ministro queniano do interior, a torrente de água e lama destruiu 450 casas, afetou duas mil pessoas e cobriu um raio de quase dois quilómetros. Os estragos ainda não estão totalmente contabilizados. As autoridades receiam que o número de mortes aumente, à medida que decorrem as operações de resgate

A chuva superou as previsões da meteorologia. "Tomámos medidas face às previsões do departamento meteorológico, mas, na maior parte das zonas, ninguém podia prever a quantidade de chuva que caiu. Lembro que há alguns meses tivemos uma seca severa, muitas zonas não receberam água durante muito tempo", constata Eric Kiriathe, porta-voz do governo queniano, à televisão estatal.

No último mês, as chuvas intensas e as consequentes inundações provocaram pelo menos 100 mortos e cerca de 260 mil deslocados no Quénia. Apesar das consequências trágicas, esta precipitação intensa está a permitir à grande maioria do território recuperar da grave seca que assolava o país desde 2017.