A partir de maio, todos os carros novos deverão vir equipados com limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e “caixas negras”.

A informação é avançada esta terça-feira pelo “Correio da Manhã”, que noticia a medida divulgada no início da semana pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC, na sigla em inglês).

O objetivo é diminuir a sinistralidade rodoviária e, sobretudo, o número de mortes de crianças nas estradas.

Através de uma câmara ligada ao sistema informático do veículo, os novos equipamentos farão uma leitura dos sinais de trânsito. Sempre que o condutor exceder o limite de velocidade permitido no local, o carro bloqueia a potência disponível e abranda.

Este tipo de tecnologia não é novo e está disponível em alguns dos veículos mais recentes, mas o ETSC pretende que passe a ser aplicada a todos os carros novos.

“Espera-se que a Comissão Europeia anuncie uma atualização dos regulamentos de segurança a 2 de maio”, refere o diretor do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, para quem estas medidas “poderão ser tão importantes para salvar vidas como o cinto de segurança”.

Na opinião de Antonio Avenoso, “a real mudança só virá quando essas tecnologias forem instaladas em todos os carros como padrão e não como um extra opcional”.

Na maioria dos Estados-membros da União Europeia, o limite de velocidade na autoestrada é entre os 110 e os 130km/h, mas na Alemanha não existe propriamente um limite, ainda que sejam recomendados os 130 km/h.

Dentro das localidades, a maior parte opta pelo limite dos 50 km/h, mas fora já varia entre os 80 e os 110 km/h.