Várias pessoas foram esfaqueadas esta sexta-feira em Turku, no Sul da Finlândia. Há registo de pelo menos dois mortos e seis feridos, avança a polícia.

Um suspeito foi baleado numa perna e detido pelas autoridades.

Os motivos do ataque na praça Puutori ainda não são conhecidos, bem como a identidade da pessoa detida.

A polícia ainda não determinou se este ataque está relacionado com terrorismo.

As autoridades lançaram um alerta à população para evitar o centro da cidade de Turku, porque outros suspeitos podem estar em fuga.

A segurança no aeroporto de Helsínquia e nas principais estações de comboios foi reforçada após o incidente em Turku, adianta a polícia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou "as mais sentidas condolências" ao seu homólogo finlandês pelo ataque que ocorreu no centro de Turku.

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento do ataque ignóbil ocorrido hoje em pleno centro da cidade de Turku. Quero, por isso, manifestar a Vossa Excelência o meu maior repúdio por tão vil ataque, que condeno da forma mais veemente", lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto.

Na mensagem, divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa transmite, em seu nome e no do povo português, "sentidas condolências, bem como toda a solidariedade" para com o povo finlandês e, de modo particular, para com a população de Turku.

[notícia actualizada às 19h12]