André Gustavo Vieira da Silva, o publicitário brasileiro que chefiou as campanhas eleitorais de Pedro Passos Coelho, foi detido esta quinta-feira no âmbito da operação “Lava Jato”.

O especialista em marketing eleitoral é suspeito de estar envolvido no esquema de corrupção que envolve políticos, homens de negócios e grandes empresas.

André Gustavo Vieira da Silva foi detido no aeroporto do Recife, quando se preparava para viajar para Brasília.

De acordo com os procuradores, o publicitário seria o “operador financeiro” do antigo director executivo da Petrobras Aldemir Bendine, que também foi hoje detido pelas autoridades brasileiras.

Aldemir Bendine é suspeito de ter recebido cerca de 800 mil euros em subornos da empresa Odebrecht, em 2015, para a construtura garantir empreitadas em instalações da Petrobras.

Anteriormente, entre 2009 e 2015, Aldemir Bendine também chefiou o Banco do Brasil. Durante esse período exigiu 17 milhões de reais, cerca de 4,6 milhões de euros, para autorizar um empréstimo, mas a Odebrecht recusou, refere a investigação.

O antigo presidente da Petrobras tinha marcada para sexta-feira uma viagem para Portugal.

O irmão de André Gustavo Vieira da Silva e sócio na empresa de publicidade Arcos também foi detido no âmbito da operação “Lava Jato”.

André Gustavo Vieira da Silva foi o coordenador das campanhas legislativas do PSD, em 2011 e 2015.