A Coreia do Norte realizou esta sexta-feira um novo teste com um míssil balístico, avança a agência de notícias Yonhap, que cita fonte militar sul-coreana.

O míssil foi disparado de uma região a norte da capital Pyongyang.

As primeiras indicações sugerem que o teste da Coreia do Norte não teve sucesso, adianta uma fonte do governo dos Estados Unidos.

No mesmo sentido, a agência de notícias sul-coreana Yonhap refere que o míssil parece ter explodido em pleno voo poucos segundos depois de ter sido lançado.

O comandante Dave Bengam, porta-voz do Comando do Pacífico, garante que o míssil não saiu de território da Coreia do Norte. Seria um míssil balístico de médio alcance, adianta a mesma fonte.

A Coreia do Norte disparou o míssil apesar da intensa pressão de que tem sido alvo por parte dos Estados Unidos e da China para desmantelar o seu programa nuclear e de mísseis.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse recentemente que, se as Nações Unidas não conseguirem desarmar o regime de Pyongyang, isso pode significar "consequências catastróficas" para o mundo.

Já o Presidente Donald Trump, em entrevista à agência Reuters na quinta-feira, admitiu a possibilidade de um "grande, grande conflito" com a Coreia do Norte.

Trump também elogiou os esforços do Presidente chinês, Xi Jinping, para tentar convencer o ditator norte-coreano a desmantelar o seu programa nuclear e balístico.