O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condena os ataques terroristas contra duas igrejas cristãs coptas, no Egipto, que causaram 43 mortos e 118 feridos.

Guterres expressou as suas "profundas condolências às famílias das vítimas, o Governo e os cidadãos do Egipto", divulgou em comunicado o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

O secretário-geral da Organização da ONU desejou uma rápida recuperação dos feridos e manifestou o desejo de que os autores "do horrível atentado sejam rapidamente identificados e levados à justiça", noticiou a agência Efe.

Uma explosão fez-se sentir na igreja de S. Jorge, em Tanta, a 120 quilómetros a norte do Cairo, durante a celebração eucarística de Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa para a comunidade cristã copta. Pouco depois, registou-se outro atentado numa catedral da cidade portuária de Alexandria, no litoral mediterrânico.

Os dois atentados, que fizeram pelo menos 44 mortos e mais de 100 feridos, foram reivindicados pelo autoproclamado grupo Estado Islâmico, num comunicado difundido pela sua agência de informação Amaq, cuja veracidade já foi comprovada.