“Move2Learn, Learn2Move” é o nome da nova iniciativa apresentada pela Comissão Europeia esta segunda-feira que promete levar pelo menos cinco mil jovens com idades entre os 16 e os 19 anos a conhecer outro Estado-membro.

O projecto do programa Erasmus + surge no seguimento de uma proposta apresentada pelo Parlamento Europeu e vai permitir que os jovens possam viajar individualmente ou em conjunto com a turma, de forma gratuita, para toda a Europa. Os encargos com o alojamento passam assim a ser a parte da despesa assumida pelo estudante, com a Comissão Europeia a pagar a viagem.

Para concorrer, o aluno tem que indicar o seu interesse em ser abrangido pelo programa ao inscrever-se na eTwinning – uma plataforma que permite desenvolver projectos e colaborar com outras escolares por toda a Europa.

O prémio será entregue aos melhores projectos de cada país.

Escolhidos os vencedores, as viagens deverão acontecer entre Agosto de 2017 e Dezembro de 2018. Todos os modos de transporte, operadores e linhas podem ser seleccionados, tendo em conta critérios de sustentabilidade, os pontos de partida e de destino dos alunos participantes.

O custo da viagem não pode exceder os 350 euros por estudante – excepto se o aluno viajar de Malta, Chipre, Islândia ou outras regiões como a Madeira, Açores ou Ilhas Canárias.

O programa de financiamento de viagens surge depois de a Comissão ter recusado a proposta do Parlamento Europeu de oferecer um "interrail" a todos os jovens – uma medida que custaria, segundo o "El País", até 1.600 milhões de euros por ano aos cofres europeus.