Barack Obama pediu ajuda à mulher Michelle para a última mensagem de Natal do casal presidencial na Casa Branca. Num registo de boa disposição, também houve espaço para falar a sério e para desejar que os Estados Unidos continuem a progredir nos próximos anos inspirados no exemplo de "amor sem limite, compaixão e esperança” do Menino Jesus.

Em jeito de despedida, o Presidente norte-americano disse que a “maior prenda” que ele e a mulher receberam nos últimos oito anos foi ter a “honra de servir” o país.

Barack Obama fez um balanço dos seus dois mandatos na Casa Branca e conclui que deixa os Estados Unidos mais fortes.

“Juntos, lutámos para sair da pior recessão em 80 anos e baixámos o desemprego para um mínimo de nove anos. Garantimos seguro de saúde para mais 20 milhões de americanos e uma nova protecção para as pessoas que já tinham seguro. Tornámos a América mais respeitada em todo o mundo e assumimos o manto de liderança na luta para proteger o planeta para as nossas crianças e muito muito mais. Com todas estas medidas, o nosso país está mais forte e mais próspero do que estava quando aqui chegámos [à Casa Branca]”, salientou.

O Presidente, que passa a pasta a Donald Trump a 20 de Janeiro, tem “esperança” que o país continue a progredir e, em tempo de Natal, lembrou a mensagem de amor e esperança de Jesus Cristo.

“Amanhã [domingo], pela última vez como Primeira Família, vamos juntar-nos aos outros cristãos de todo o mundo para rejubilarmos com o nascimento do nosso Salvador. E enquanto voltamos a contar a história dessa noite santa, também nos vamos lembrar da sua mensagem eterna, de amor sem limite, compaixão e esperança.”

A Primeira Dama disse que foi um “verdadeiro privilégio” celebrar o Natal na Casa Branca, nos últimos oito anos, e brincou com o sentido de humor do Presidente. Michelle revisitou a primeira mensagem de Natal, de 2009, e percebeu que Obama "precisava de toda a ajuda que conseguisse".

“Recebemos mais de meio milhão de convidados, os nossos pasteleiros confeccionaram 200 mil bolos natalícios e o Barack proporcionou aos americanos inúmeras piadas de papá... sem muita piada”, disse Michelle. Obama discordou: "grandas piadas".

O Presidente e a Primeira Dama desejaram boas festas e um feliz 2017 e deixaram uma palavra especial para os militares que servem o país.

“Enquanto ansiamos pelo Ano Novo, vamos renovar o nosso compromisso com os valores que partilhamos. Em nome de todos os Obamas - Michelle, Malia, Sasha, Bo e o arruaceiro do Sunny - Boas Festas para todos”, concluíram os Obamas.