O Presidente da República e também o primeiro-ministro convidaram os líderes ibero-americanos para irem a Fátima no próximo ano, quando se celebra o centenário das aparições. António Costa também acrescentou o convite para que visitem Portugal e, em particular, Lisboa que vai ser capital ibero-americana da Cultura.

O convite foi feito na cimeira ibero-americana que decorre em Cartagena das Indias. Depois de um momento de debate interno entre os chefes de Estado e de Governo e no qual também participou António Guterres como secretário-geral indicado das Nações Unidas, os trabalhos foram abertos à comunicação social para as intervenções de alguns dos participantes.

Por Portugal, falou primeiro Marcelo, que defendeu uma aposta na educação das crianças para que depois como jovens possam fazer a opção pela paz e pela democracia. O Presidente português também voltou a fazer um rasgado elogio a António Guterres e ao processo de eleição nas Nações Unidas.

António Costa, por seu lado, centrou a sua intervenção na economia, salientando o facto de Portugal e Espanha, os dois países que são simultaneamente da União Europeia e da comunidade ibero-americana, serem aqueles que dentro da UE mais defendem a realização de acordos com outras partes do mundo.

Já na conferência de imprensa portuguesa da Cimeira, o Presidente da República justificou o convite para o centenário de Fátima com o interesse manifestado por vários participantes da Cimeira. Segundo Marcelo "vários" chefes de Estado e de Governo manifestaram esse interesse e vão visitar Portugal em Maio do próximo ano.