O secretário-geral do Partido Socialista Espanhol (PSOE), Pedro Sanchez, perdeu a votação no Comité Federal (órgão mais importante do partido) e demite-se da liderança do partido.

Depois de muita polémica interna durante a reunião de 10 horas deste sábado, a votação de braço no ar deu 132 votos a favor e 107 contra. Os opositores apresentaram uma moção de censura à liderança de Pedro Sanchez.

"Para mim foi um orgulho e um honra", disse. "Hoje, mais do que nunca, é preciso estarmos orgulhosos de militar no Partido Socialista. Assim me despedi do Comité Federal, afirmando que para mim é um orgulho ser militante do Partido Socialista. A comissão de gestão que surgir nas próximas horas do debate que, legitimamente, decorre no Comité Federal, contará com o meu apoio leal, com o apoio que sempre me pediram e que, felizmente, sempre tive quando o pedi em muitas ocasiões nestes dois anos tão intensos da vida política espanhola", acrescentou.

De recordar que Pedro Sanchez já tinha ameaçado demitir-se se não vencesse a votação interna deste sábado. Não quer que o partido se abstenha e deixe passar o Governo de Rajoy.

Javier Fernandez, presidente das Asturias, vai liderar o PSOE nesta fase transitória, avança o jornal El Pais.

[em actualização]