O candidato a secretário-geral da ONU António Guterres mostrou-se "muito satisfeito" com a acção do Presidente da República, que fez uma "campanha muito eficaz" na ONU.

Durante toda a semana, Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, promoveram a candidatura de Guterres nos encontros bilaterais que mantiveram com dezenas de países.

O candidato diz que esta semana foi "crucial" para a sua campanha, referindo-se à Assembleia Geral da organização, em Nova Iorque.

"Acho que esta semana foi uma semana crucial. Segunda-feira há a última votação, em que os países do Conselho de Segurança que são permanentes não votarão numa cor separada e, portanto, é uma espécie de pole position" para o processo final, disse o antigo primeiro-ministro.

O português passou a semana na Assembleia Geral da ONU a multiplicar os contactos feitos nos últimos meses.

António Guterres venceu as primeiras quatro votações secretas para o cargo, que aconteceram a que aconteceram a 21 de Julho, 5 de Agosto, 29 de Agosto e 9 de Setembro.

Duas outras votações estão agendadas: uma semelhante às primeiras quatro, que acontece a 26 de Setembro, e uma na primeira semana de Outubro, em que os votos dos membros permanentes do conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos, serão destacados.

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o Outono.