Amatrice foi eleita, em 2015, como uma das mais bonitas cidades históricas de Itália. Esta madrugada foi arrasada por um sismo de magnitude 6.2 que matou pelo menos 39 pessoas (a maioria nesta cidade e em Accumoli, Pescara del Tronto e Arquata del Tronto).

"Três quartos da cidade já não existem", disse o presidente da Câmara de Amatrici, Stefano Petrucci. As autoridades calculam que 2.500 pessoas ficaram desalojadas em toda a comunidade, que inclui ainda 17 aldeias.

O relógio da Torre Civica, um dos símbolos de Amatrice, ficou parado à hora do sismo: 3h36 da manhã. É das poucas edificações que se mantêm de pé na cidade.


Veja a cidade em 360º no site do Turismo de Amatrice



Um parque natural e a cidade das 100 igrejas

Amatrice é um dos pontos de entrada do Parque Nacional de San Grasso e Monti della Laga (tem mais de 2 mil quilómetros quadrados e abrange cinco províncias). Um dos destaques turísticos da cidade eram as suas 100 igrejas.

O hospital de Amatrice está também entre os edifícios que foram severamente danificados. Os pacientes tiveram de ser levados para as ruas. E a destruição é geral.

"O objectivo agora é salvar tantas vidas quanto possível. Há vozes debaixo dos escombros, temos de salvar essas pessoas", disse o presidente da câmara aos jornalistas.



Epicentro pouco profundo, mais estragos

O Serviço Geológico dos Estados Unidos mediu um sismo de magnitude 6.2 com epicentro próximo da cidade de Norcia, na região de Umbria, enquanto o italiano Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia registou 6.0 e põe o epicentro mais a sul, próximo das cidades de Accumoli e Amatrice.

Os estragos serão maiores porque o epicentro foi relativamente pouco profundo, a apenas quatro quilómetros abaixo da superfície.

Foram registadas 60 réplicas nas quatro horas seguintes ao sismo inicial, a mais forte com magnitude de 5.5.

Itália está sobre duas falhas geológicas e é um dos países sismicamente mais activos da Europa.

O último grande terramoto a atingir o país foi em 2009, na cidade de L'Aquila. Morreram mais de 300 pessoas.