A cantora norte-americana Taylor Swift é a personalidade famosa que mais dinheiro ganha no mundo, diz a revista “Forbes”. A cantora de 26 anos teve, no ano passado, 170 milhões de dólares (154 milhões de euros) de proveitos.

Apoiada por uma tournée bem-sucedida e por trabalhos com multinacionais, a cantora ganhou no ano passado mais do dobro que que ganhara no ano anterior.

Swift destronou o lutador de boxe Floyd-Mayweather, que em 2015 encabeçava a lista dos famosos com mais ganhos, ao ter conseguido 300 milhões de dólares de rendimentos (271 milhões de euros). Floyd Mayweather tornou-se então o atleta mais bem pago de todos os tempos, em resultado da sua vitória sobre Manny Pacquiao. Na lista deste ano, Mayweather caiu dezenas de lugares e Pacquiao, que no ano passado aparecia em segundo lugar, nem aparece agora entre os 100 famosos mais bem pagos.

Em segundo lugar na lista da “Forbes” divulgada esta terça-feira aparece a banda britânica de música One Direction, com 110 milhões de dólares (99,4 milhões de euros), e em terceiro, com 95 milhões (85 milhões de euros), o escritor James Patterson, autor norte-americano de romances policiais e de suspense.

Cristiano Ronaldo, com 88 milhões de dólares (quase 80 milhões de euros) no último ano, é o primeiro desportista da lista, à frente de Lionel Messi, que ocupa o oitavo lugar, com 81,5 milhões de dólares (quase 74 milhões de euros). Divide o quarto lugar com o famoso Dr. Phil McGraw, o psicólogo mais conhecido dos Estados Unidos.

Os futebolistas aparecem à frente de outros desportistas também bem pagos, como a estrela do basquetebol LeBron James e o tenista Roger Federer.

O cómico Kevin Hart e a cantora britânica Adele são outros nomes que aparecem na lista dos 10 famosos que mais dinheiro ganham, tal como Madonna, AC/DC, Rolling Stones, Ellen DeGneres e Rihanna, que estão entre os 20 primeiros, num “ranking” onde a música se impõe ao cinema.

Dwayne Johnson é o actor mais bem pago do ano passado e aparece na 19.ª posição. A actriz que mais dinheiro ganhou foi Jennifer Lawrence e está no lugar 49.

Floyd Mayweather caiu dezenas de lugares na lista deste ano e Manny Pacquiao (também lutador de boxe), que no ano passado estava em segundo lugar, este ano nem aparece entre os 100 famosos mais bem pagos.