A marca chinesa de detergente para a roupa Qiaobi pediu desculpa pelo anúncio em que um homem de origem africana se transforma num asiático depois de entrar na máquina de lavagem.

“Pedimos as vossas desculpas pelo prejuízo que causámos aos africanos por causa da divulgação do anúncio e da sua amplificação pelos media”, declarou no sábado à noite o fabricante, em comunicado.

Durante 40 segundos, o anúncio televisivo mostra uma mulher prestes a pôr a máquina da roupa a lavar em casa, quando um trabalhador das obras, negro, se aproxima. Ela chama-o e atira-o para dentro da máquina depois de lhe colocar uma cápsula de detergente na boca. No fim do programa de lavagem, a mulher abre a máquina e lá de dentro sai um homem asiático.

“A mudança começa com Qiaobi”, remata a publicidade.

O vídeo tornou-se viral e os criadores foram acusados de promover o racismo e de insinuar que as pessoas negras são sujas. A empresa teve de se retractar. Além do pedido de desculpa, retirou os links do vídeo e apelou a que não fosse partilhado nas redes sociais.

O anúncio começou a ser exibido em Março, mas só nas últimas semanas a onda de indignação engrossou, sendo que nos últimos dias foi visto mais de 6,5 milhões de vezes no YouTube.