Os militares da GNR em missão na ilha grega de Chios resgatou 49 migrantes que viajavam num barco de borracha, com cerca de seis metros, entre a Turquia e a Grécia, anunciou esta terça-feira a corporação.

O resgate das 49 pessoas, nove das quais crianças e cinco mulheres, ocorreu no passado fim-de-semana na ilha grega de Chios e os migrantes não apresentaram qualquer ferimento e chegaram a terra em segurança.

Em comunicado, a GNR adianta que, durante uma acção de patrulhamento marítimo, os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) observaram a embarcação na fronteira com a Turquia, tendo depois interceptado o barco de borracha.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, os militares da UCC da GNR acompanharam e entregaram os migrantes a uma embarcação romena que os transportou até ao porto de Chios.

Desde 1 de Abril que 32 militares da UCC da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

Desde o início da operação, a GNR percorreu 1.845 milhas náuticas e detectou 311 migrantes.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 31 de Agosto.