O Presidente norte-americano Barack Obama chegou a Cuba. Foi recebido no aeroporto de Havana pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.


Barack Obama, que se mostrou "ansioso para conhecer e ouvir directamente o povo cubano", é o primeiro Presidente dos Estados Unidos a visitar a ilha em 88 anos, depois de Calvin Coolidge.

A primeira paragem do Presidente norte-americano foi na embaixada do país em Havana. “Passaram quase 90 anos desde que um Presidente dos Estados Unidos pôs o pé em Cuba. É maravilhoso estar aqui. Em 1928 o Presidente Coolidge chegou de barco e demorou três dias a chegar aqui, eu só demorei três horas. Pela primeira vez o Air Force 1 aterrou em Cuba e esta é a nossa primeira paragem. É uma visita histórica e uma oportunidade histórica para falar directamente com o povo cubano e tentar acordos comerciais, construir novos laços entre os dois países e para que eu possa mostrar a minha visão para um futuro mais brilhante do que foi o nosso passado", disse.

Este passo representa o culminar da abertura diplomática anunciada em Dezembro de 2014. Não há, no entanto, ainda um fim anunciado para o embargo económico a Cuba que dura há 54 anos.

Poucas horas antes da chegada de Obama, a polícia deteve dezenas de militantes do movimento dissidente "Damas de Branco", criado pelas mulheres de opositores ao regime comunista.

A visita de Barack Obama e família vai durar três dias. Esta segunda-feira haverá uma reunião com o Presidente Raul Castro e na terça o Presidente dos Estados Unidos deve reunir-se com elementos da oposição ao regime.

[Actualizado às 0h22]