O italiano Francesco Gavazzi (Androni) venceu, esta sexta-feira, ao "sprint", a segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta, que ligou Viana do Castelo a Fafe, na extensão de 160 quilómetros, sendo o primeiro estrangeiro a triunfar na edição deste ano. Daniel Mestre (EFAPEL), que partiu para a tirada de hoje de amarelo, mantém a liderança da geral individual.

O braço de Vicente de Mateos e a vitória de Gavazzi

A chegada final, no empedrado da Praça 25 de Abril, foi disputada de forma intensa e terminou de forma controversa. À entrada para o último quilómetro, a W52-FC Porto liderava o pelotão que vislumbrava a vitória mas o ataque de José Gonçalves (Caja Rural) "destruiu" a cadência que se verificava.

Nos últimos 300 metros, o corredor da equipa espanhola vacilou e acabou por protagonizar um momento de dúvida com a perseguição incessante de Vicente de Mateos (Louletano). O espanhol protestou com a trajectória do ataque de Gonçalves, mas o colégio de comissários da Volta não vislumbrou qualquer irregularidade.

No meio de tudo isto, aproveitou Gavazzi para "sprintar" de forma decidida para o triunfo, ajudando o actual líder da classificação. O transalpino, que integra a equipa mais credenciada da Volta, finalizou o dia com o tempo de 4h12m43s e subiu ao terceiro lugar da geral.

As contas da geral

Daniel Mestre, detentor da camisola amarela, poderia até ter perdido a liderança da geral para José Gonçalves. Contudo, o facto de ter terminado com o mesmo tempo do vencedor e de ter bonificado na meta volante de Barroselas acabou por dar uma ténue vantagem ao corredor alentejano da EFAPEL.

O ciclista de Almodôvar perde três segundos para José Gonçalves, ficando com outros três de avanço sobre o compatriota da Caja Rural e nove sobre Francesco Gavazzi.

EFAPEL inspirada

No dia em que o pelotão enfrentou, pela primeira vez, o mítico "salto" da Pedra Sentada, icónico trajecto de 2,2 quilómetros do desporto motorizado, a EFAPEL acabou por ser, uma vez mais, a grande protagonista do dia, realizando mais uma etapa assinalável.

O grupo protegeu Daniel Mestre, "puxando" o camisola amarela durante toda a tirada, anulando as fugas e conseguindo meter a favorita W52-FC Porto no "bolso".

Para este sábado está reservada a terceira etapa em linha, numa ligação de 158 quilómetros entre Montalegre e Macedo de Cavaleiros. O pelotão enfrenta dois prémios de Montanha em Mosteiró de Cima e na Serra de Bornes e passará por três metas-volantes em Boticas, Valpaços e Mirandela.

78ª Volta a Portugal em bicicleta
Geral individual (Top 10)

1 Daniel Mestre (EFAPEL) 8h38m44s

2 José Gonçalves (Caja Rural) a 3s

3 Francesco Gavazzi (Androni) a 9s

4 Vicente de Mateos (Louletano) mt

5 Jóni Brandão (EFAPEL) a 15s

6 Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) a 16s

7 Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 17s

8 Jesus Ezquerra (Sporting-Tavira) a 19s

9 João Gaspar (Funvic) a 21s

10 Stefan Schumacher (Christina Jewelry) mt

Tópicos