José Gomes tem em mente um favorito para o clássico entre FC Porto e Benfica, no Dragão, referente à 13.ª jornada do campeonato.

O ex-treinador adjunto de dragões e águias enumera, em Bola Branca, as razões que, na sua opinião, tornam os portistas favoritos para o clássico:

“É o campeão em título contra um FC Porto renovado e que tem dado uma imagem fortíssima, especialmente no seu estádio. Atendendo ao futebol que as equipas estão a mostrar, atribuo o favoritismo ao FC Porto, pela intensidade que está a conseguir meter desde o início de todos os jogos, com muita velocidade pelos corredores laterais. Espero um Benfica mais expectante, mais fechado e forte no corredor central."

Os aspectos determinantes para o clássico

Apesar de atribuir o favoritismo ao Porto, José Gomes, que esteve nos dois lados da barricada, encontra nas equipas os aspectos que podem ser decisivos no marcador final do clássico: “O Benfica está a proteger bem o corredor central procurando fazer dessa característica a sua grande força, juntando linhas. A linha defensiva sobe bem, encurtando espaços."

Quanto ao FC Porto, o ex-adjunto de Jesualdo Ferreira considera que a equipa de Sérgio Conceição “tem demonstrado muita força pelos corredores laterais".

"Há aqui uma grande curiosidade táctica para ver como as duas equipas vão contrariar as forças de cada adversário e explorar os pontos mais vulneráveis. Esta questão táctica será determinante no jogo”, sustenta.

Benfica em 4-3-3

O treinador do Benfica, Rui Vitória, mudou para uma estrutura táctica de 4-3-3, desde que chamou Krovinovic à titularidade, no jogo de Guimarães, há menos de um mês.

José Gomes antevê esse sistema na visita desta noite do Benfica ao Dragão: “Deverá manter essa estrutura com a preocupação acrescida de fechar o corredor central e fazer dessa característica a sua grande força."

Marega no lugar de Corona

Na equipa portista, Corona é a única baixa devido a castigo. José Gomes tem uma explicação para a alternativa ao mexicano.

“Se admitirmos essa ideia de força, intensidade, muita velocidade nos corredores laterais e procurar rapidamente transições ofensivas, será o Marega, admitindo que na esquerda será Brahimi”, refere.

O carreira do Al Taawon

José Gomes, de 47 anos, chegou ao Al Taawon da Arábia Saudita em 2014. Pelo meio, treinou o Al Ahli Jeddah e o Baniyas dos Emirados Árabes Unidos. No actual campeonato saudita, ocupa o oitavo lugar.

“Tivemos alguns percalços com lesões dos estrangeiros, jogadores que aqui fazem a diferença mas acho que estamos numa dinâmica de retoma e de organização interna do clube. Acho que vamos fazer jus à abertura que fizemos do mercado para a entrada de mais portugueses. Estamos no bom caminho para acabar o campeonato em grande”, considera.

O FC Porto-Benfica, a contar para a 13.ª jornada da Liga, realiza-se esta sexta-feira, às 20h30, no Estádio do Dragão. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.