O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu o Sporting de Braga com a realização de um jogo à porta fechada, devido a comportamentos racistas dos seus adeptos no encontro da terceira jornada da Primeira Liga, na visita ao Desportivo das Aves.

O CD da FPF deu como provada a violação do artigo 113º do Regulamento Disciplinar da Liga, segundo o qual "os clubes que promovam, consintam ou tolerem a exibição de faixas, o cântico de slogans racistas ou, em geral, com quaisquer comportamentos que atentem contra a dignidade humana em função da raça, língua, religião ou origem étnica serão punidos com a sanção de realização de jogos à porta fechada a fixar entre o mínimo de um e o máximo de três jogos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 200 UC e máximo de 1.000 UC".

O processo disciplinar entretanto aberto foi concluído esta terça-feira, com o órgão disciplinar federativo a deliberar de forma dura contra o emblema minhoto.

Para além do jogo à porta fechada - ainda por definir, podendo ser já no domingo, na recepção ao Paços de Ferreira -, a SAD dos arsenalistas terá ainda de pagar uma pesada multa de 22.950 euros.