O Conselho de Disciplina da FPF multou o Rio Ave em 536 euros, uma sanção conhecida um ano após os acontecimentos que penaliza. Em causa estão cânticos de cariz racista dirigidos pelos adeptos vila-condenses ao então jogador fo Benfica Renato Sanches.

O caso só ficou conhecido devido a um vídeo divulgado no site do jornal Record, uma vez que não constava nos relatórios dos árbitros ou dos delegados da Liga.

O artigo 113 do Regulamento Disciplinar da Liga prevê entre um a três jogos à porta fechada para “os clubes que promovam, consintam ou tolerem a exibição de faixas, cântico de slogans racistas ou, em geral, quaisquer outros comportamentos que atentem contra a dignidade humana em função da raça, língua, religião ou origem étnica”.

O CD considerou ter ficado “provado que o coro de teor racista dirigido ao jogador de raça negra da Sport Lisboa e Benfica SAD traduziu-se num acto isolado”, pelo que entendeu ser "pouco plausível” imputar esta ocorrência ao Rio Ave “por o ter consentido ou tolerado”.

Divulgado no site da FPF, o acórdão dá como provado que “adeptos afectos ao Rio Ave entoaram o som 'Uh, Uh, Uh' dirigido ao referido jogador “. A própria SAD vila-condense fez uma "confissão integral e sem reservas".

Assim sendo, o órgão disciplinar da FPF considerou "provado que o coro de teor racista dirigido ao jogador de raça negra da Sport Lisboa e Benfica SAD traduziu-se num acto isolado", sendo por isso "pouco plausível que a ocorrência daquele acto isolado teria forçosamente de ser imputado à arguida, a título de omissão, por o ter consentido ou tolerado".

Por isso, e seguindo a acusação da Comissão de Instrutores, o CD decidiu aplicar o artigo 187.º do Regulamento Disciplinar, que corresponde a "comportamento incorrecto do público", prevendo uma multa entre as 5 e as 10 Unidades de Conta para os emblemas cujos adeptos tenham "simples comportamento social ou desportivamente incorrecto".

O CD acabou por ordenar uma multa de 7 Unidades de Conta (714 euros), à qual foi aplicado o factor de ponderação de 0,75, como está previsto nos regulamentos.