José Peseiro já não é treinador do Sporting de Braga. O presidente dos minhotos, António Salvador, anunciou, já na madrugada desta quinta-feira, a saída do técnico de 56 anos do comando técnico dos "guerreiros", na sequência da inesperada eliminação da Taça de Portugal, após derrota com o Sporting da Covilhã (1-2).

"Este era o momento de pôr termo à ligação. Chegámos a um entendimento para que, a partir de amanhã, José Peseiro não continue no Braga. A partir de amanhã, tentaremos chegar a um acordo", avançou Salvador, numa declaração prestada aos jornalistas, várias horas depois do nefasto encontro da Taça, ainda no Estádio Municipal de Braga.

De semblante carregado e já depois de ter estado reunido cerca de duas horas com o treinador, o líder dos arsenalistas explicou que, na base da decisão tomada em conjunto com Peseiro, não esteve somente o afastamento da prova rainha do futebol português.

"Numa semana, fomos eliminados de dois objectivos claros a que este clube se propôs neste início de época (afastamento das provas europeias e da Taça de Portugal). Duas eliminações dolorosas para o clube, para a estrutura, jogadores, treinadores e, essencialmente, para os nossos sócios", lamentou Salvador, admitindo que o "clima" que rodeou José Peseiro foi, desde cedo, tremendamente adverso.

"Depois do jogo de hoje e da derrota, reuni com José Peseiro para fazer um balanço do que foi o jogo e do que foram estes meses de trabalho à frente do Sporting de Braga. Foi um trabalho que entendo que foi difícil, devido ao clima externo que ele teve e que hoje se complicou ainda mais. Tivemos várias contrariedades, com jogadores lesionados e outros problemas que viemos encontrar", salientou.

Deslocação a Alvalade com comando interino de Abel

Nestas declarações prestadas na sala de imprensa do Municipal de Braga, sem direito a quaisquer questões da comunicação social, António Salvador revelou, ainda, que será Abel Ferreira "muito provavelmente" a comandar a equipa na partida com o Sporting, agendada para domingo e a contar para a jornada 14 da Primeira Liga.

"Provavelmente será ele (Abel Ferreira, treinador da equipa "B") a dirigir a equipa em Alvalade. Era uma consequência para a qual não estávamos preparados. Não temos soluções nem alternativas", confessou.