FC Porto, Benfica e Sporting conhecem, esta quinta-feira, os seus adversários da fase de grupos da Liga dos Campeões, em sorteio da UEFA realizado no Mónaco.

Com três equipas, apenas pela quinta vez, na fase de grupos da prova milionária, Portugal está muito e bem representado. Benfica, campeão nacional, está no pote 1; Sporting, vice-campeão, no pote 3; FC Porto, terceiro classificado, no pote 2. Águias e leões apuraram-se directamente, em virtude da sua classificação no campeonato, dragões tiveram de ultrapassar a Roma no "play-off".

Desde já, as equipas lusas não se podem defrontar entre si. Cada grupo terá uma equipa de cada pote, num total de quatro. Equipas do mesmo pote não podem, portanto, encontrar-se.

Tal como na época passada, o pote 1, dos cabeças-de-série, é formado pelo campeão europeu (Real Madrid), bem como os campeões dos sete países melhor cotados no "ranking" (Espanha, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Portugal e Rússia). A partir daí. os clubes são distribuídos pelos potes de acordo com o respectivo coeficiente.

Fica assim, desde já, assegurado que o Benfica está a "salvo" de defrontar os "tubarões" Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Juventus e PSG. O FC Porto escapa aos todo-poderosos Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Arsenal e Manchester City. O Sporting evita pesos-pesados como Tottenham e Lyon.

A gala da UEFA contará, ainda, com a atribuição do prémio para melhor jogador da Europa da última temporada. Cristiano Ronaldo é o grande favorito, depois de vencer a Liga dos Campeões e o Euro 2016, por Real Madrid e Portugal, respectivamente. Os outros nomeados são Gareth Bale, seu colega no Real Madrid, e Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid.

Composição dos potes:

Pote 1: Benfica, Real Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Leicester (Inglaterra), Bayern (Alemanha), Juventus (Itália), PSG (França) e CSKA de Moscovo (Rússia).

Pote 2: FC Porto, Atlético de Madrid (Espanha), Borussia de Dortmund (Alemanha), Arsenal (Inglaterra), Manchester City (Inglaterra), Sevilha (Espanha), Nápoles (Itália) e Bayer Leverkusen (Alemanha)

Pote 3: Sporting, Basileia (Suíça), Tottenham (Inglaterra), Dínamo de Kiev (Ucrânia), Borússia M'Gladbach (Alemanha), Lyon (França), PSV Eindhoven (Holanda), Brugge (Bélgica).

Pote 4: Dínamo de Zagreb (Croácia), Rostov (Rússia), Celtic (Escócia), Mónaco (França), Copenhaga (Dinamarca), Besiktas (Turquia), Légia (Polónia) e Ludogorets (Bulgária).