Era a notícia esperada. José Mourinho foi confirmado, na manhã desta sexta-feira, pelo Manchester United como novo treinador do clube.

O técnico português, de 53 anos, assina por três temporadas com a opção de ficar até 2020, informam os "red devils".

Mourinho ultimou, na quinta-feira, em Londres a sua transferência para Old Trafford. Reuniu-se com os dirigentes do United, recebeu documentos e vinho, ficando a faltar apenas a oficialização a ligação.

Nas várias plataformas do Manchester United, "Mou" já surge com a camisola do clube nas mãos. Foi ainda publicada uma fotografia do contrato do português.

A apresentação acontecerá em breve. Inicialmente, apontou-se para esta sexta-feira, mas, na última noite, foi colocada a hipótese de a mesma ficar adiada para segunda.

Demitido do Chelsea em Dezembro, na sua segunda passagem pelo clube londrino, José Mourinho sucede ao holandês Louis Van Gaal, afastado na segunda-feira, um dia depois de ter conquistado a Taça de Inglaterra.

Em Old Trafford, Mourinho terá a tarefa de recolocar o Manchester United na rota dos triunfos. Desde a saída do treinador Alex Ferguson em 2013, o clube com mais títulos na 'Premier League' (20), não voltou a ganhar o campeonato e conquistou apenas a Taça de Inglaterra esta época.

Com oito títulos de campeão em quatro países diferentes (Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha), Mourinho ostenta no currículo duas vitórias na Liga dos Campeões, uma com o FC Porto (2004) e outra com o Inter Milão (2010), e um triunfo na Taça UEFA, também com os dragões (2003).

O Manchester United será o sétimo clube na carreira de Mourinho enquanto treinador principal, depois do Benfica, União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter Milão e Real Madrid.