O Rei de Espanha convocou os partidos para uma derradeira tentativa de evitar uma terceira eleição geral num ano. Tudo está agora calculado para que a votação decisiva sobre a investidura de Rajoy no Parlamento aconteça no último dia deste mês. Se essa investidura for uma vez mais chumbada, serão inevitáveis novas, e terceiras, eleições.

Tudo depende dos socialistas (PSOE). O seu ex-líder, P. Sanchez, votou sempre “não” à investidura de Rajoy – e por isso foi afastado pelo seu partido. Será que agora o PSOE se irá abster, permitindo a formação de um governo minoritário do PP? O principal factor nesse sentido está em que o PSOE, que nem tem ainda um líder, poderá sofrer uma derrota eleitoral severa, na sequência das derrotas anteriores, passando o esquerdista Podemos para principal partido da oposição.

Mas, dizem alguns, se o PSOE der uma mão a Rajoy, abstendo-se, perderá votos à esquerda, a favor do Podemos… Não há saída à vista para este dilema do PSOE, até porque numa nova eleição o PP, junto com o centrista Cidadãos, poderá obter a maioria absoluta.