O debate político-partidário em geral não ajuda a compreender o que se passa na economia. Mas, desta vez, os números são tão claros que o PS e membros do Governo reconheceram estar o crescimento económico muito abaixo do que se prometia e pretendia.

Helena Garrido, uma arguta analista da nossa vida económica, escreveu no Observador um artigo com o título “A política anti-investimento”, onde diz que “o maior problema económico deste Governo está longe de ser a aposta no consumo para dinamizar o crescimento. Está antes nas medidas e no discurso que afugentam o investimento de que precisamos, quer nacional como estrangeiro.”

É que, “depois de dez trimestres consecutivos de crescimento, o investimento está a cair desde o início do ano”. Revela o INE que a formação bruta de capital fixo baixou 3,1% no segundo trimestre deste ano, após ter contraído1,7% no primeiro.

Os empresários não investem porque o PCP e o Bloco, apoiantes do Governo, consideram a iniciativa privada um roubo, seguindo a teoria marxista. E o investimento do Estado caiu, o que é extraordinário num Governo de esquerda, mas é necessário para cumprir o défice.

P.S.: Por motivo de férias, esta coluna não se publica no restante mês de Setembro