O novo Presidente da República foi eleito à primeira volta, tal como Cavaco Silva, este por duas vezes. Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) fez uma campanha eleitoral diferente do habitual. Durante a campanha, evitou pronunciar-se sobre temas substantivos e multiplicou gestos de proximidade com as pessoas. Depois, tornou-se no Presidente eleito com maior visibilidade de sempre em Portugal, desdobrando-se em contactos políticos antes de tomar posse.

Aliado, porventura, a um certo desconhecimento por parte da maioria dos portugueses quanto aos poderes da Presidência da República, tudo isto elevou para níveis muito altos as expectativas em relação ao novo Presidente. Esse poderá ser o primeiro problema que MRS terá que enfrentar, o que ele não ignora.

MRS já mostrou que iria adoptar um novo estilo no exercício do seu mandato. Excelente comunicador, será no campo da comunicação que marcará uma das suas principais diferenças. Só que muitos esperam dele resultados, por exemplo a reaproximação entre PS e PSD. Não será fácil a tarefa que o espera, depois do foguetório inicial.