As instituições bancárias têm estado a actualizar os preços dos seus serviços e alguns, como imprimir uma folha, custam mais do que se poderia esperar. Há bancos que vão proceder às alterações em Abril e Maio.

As comissões de manutenção de contas bancárias já são conhecidas, mas há mais. Para não ser apanhado desprevenido, fique a conhecer os preços de alguns dos serviços bancários.

Declarações que provam valores: o documento que comprova o valor da prestação para pagar a casa pode custar-lhe, em média, 40 euros. Esse documento é essencial, por exemplo, para matricular uma criança numa instituição particular de solidariedade social (IPSS).

Documento para provar que não deve nada ao banco: pode custar mais de 100 euros. É solicitado quando o cliente acaba de pagar um empréstimo.

Anular uma transferência bancária: se se enganar no IBAN do destinatário, pode anular a operação contactando o banco de imediato. Mas é preciso pagar uma comissão, que em média custa 25 euros.

Novo código para o cartão: uma partida da memória pode implicar um pagamento que ronda, em média, os 10 euros quando pedir um novo PIN ao banco.

Mudar o titular da conta: a mudança de estado civil pode obrigar a alterar a titularidade da conta e por este serviço pode pagar, em média, cerca de cinco euros.

Depositar moedas: quase todos os bancos cobram, em média, três euros por um depósito superior a 100 moedas. O truque é depositar 99 moedas num dia e voltar ao banco no dia seguinte para fazer novo depósito.

Levantar o dinheiro num balcão: há bancos que cobram mais de 10 euros por este serviço.

Atenção: Os bancos não podem cobrar comissões que não constem do preçário ou que tenham um valor superior ao que lá está indicado.