O programa de vistos gold "estragou-se", afirma o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, em declarações à Renascença.

O investimento nos vistos gold caiu para metade, de acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e Luís Lima diz que bem avisou.

“Teve a ver com vários problemas, os nossos problemas internos no país, a má imagem que alguns atores do programa criaram. Mas infelizmente estragaram um programa que era extremamente importante”, lamenta.

Quase 90% de todo o valor captado através de vistos gold era de cidadãos chineses e, “de há um ano para cá, tem sido sempre a diminuir”.

“Alguns dados do princípio do ano parecia que as coisas estavam a melhorar, mas tinha a ver com processos antigos.”

“Eu sempre alertei para isso. O atual ministro dos Negócios Estrangeiros disse que eu não tinha razão, mas o tempo deu-me razão. Tenho pena porque era um programa extremamente importante que ajudou muito à recuperação”, afirma o presidente da APEMIP.

O investimento captado através dos Vistos Gold caiu 50,5% em julho, face a junho, e 56% em termos homólogos, para 26,1 milhões de euros, tendo sido apenas concedidas autorizações de residência por via da compra de imóveis.

De acordo com os dados do SEF, em julho, o investimento resultou apenas da compra de bens imóveis. Foram concedidos 47 vistos, dos quais sete para reabilitação urbana.

Tópicos