Portugal vai pedir à Comissão Europeia que autorize a antecipação dos pagamentos aos agricultores dos Açores por causa da seca. As ajudas poderão atingir os 70% do total, num valor correspondente a um máximo de 100 milhões de euros.

O objetivo, referiu esta segunda-feira o ministro da Agricultura, é fazer com que estes apoios cheguem já em outubro aos agricultores.

"Os pagamentos nos Açores devem rondar os 80 a 100 milhões de euros por ano, portanto o que estamos a solicitar não é mais dinheiro, estamos a solicitar o mesmo que solicitámos para os agricultores do continente relativamente à seca, que é antecipar os pagamentos", explicou Capoulas Santos aos jornalistas, à margem do Conselho de Ministros da Agricultura em Bruxelas.

Nesse sentido, Lisboa pretende que "as ajudas que os agricultores poderiam receber apenas em dezembro" sejam transferidas já em outubro, "que é aquilo que o regulamento permite".

O objetivo é "acudir à tesouraria depauperada" dos agricultores do arquipélago face ao que está a acontecer, dinheiro esse que "se juntará a outras medidas que o Governo regional está a adotar para minimizar o efeito da seca na região".