Veja também:


O Portal das Finanças registou uma quebra de funcionamento durante esta quinta-feira, data em que termina o prazo para os contribuintes validarem as despesas no e-fatura.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Nacional de Contabilistas, Vitor Vicente, acredita que o elevado afluxo de utilizadores poderá estar na origem do problema.

“O Portal das Finanças é o único sítio por onde os contabilistas e os cidadãos podem cumprir com uma série de obrigações fiscais, cujo prazo termina hoje. Isto tem motivado um grande afluxo simultâneo ao Portal das Finanças, tanto dos profissionais de contabilidade, como das empresas, mas também dos cidadãos. Hoje a situação tem-se vindo a degradar. Também agora não se está a conseguir ou estar a ser muito difícil enviar as declarações de IVA trimestral que as empresas e os empresários em nome individual têm que até hoje ter para pagar IVA”, alerta Vítor Vicente.

Face a este cenário, o presidente da Associação Nacional de Contabilistas pede um alargamento do prazo de validação das despesas dos contribuintes.

“Nós propomos, pelo menos, um dia para a declaração de IVA e parece-nos que também para a parte dos cidadãos, para a validação das despesas no e-fatura, pelo menos [um adiamento] para sábado seria necessário, embora nos parece que a próxima segunda-feira seria um prazo mais razoável”, defende Vítor Vicente em declarações à Renascença.