O grupo espanhol Iberdrola quer chegar aos 500 mil clientes nos próximos três anos em Portugal, um crescimento de 300% até 2020. A empresa tem 160 mil clientes, que angariou desde que em 2012 surgiu o mercado liberalizado de energia.

A empresa entra numa nova fase e está a tentar reforçar a implementação da marca no mercado português. Se já é lider no segmento industrial, onde disputa o primeiro lugar com a Endesa, a Iberdrola quer agora crescer no segmento residencial, onde quer passar dos actuais 3,4% para 10% de quota de mercado.

“Teremos uma oferta que será das melhores, competitiva em termos de valor e um serviço de excelência”, diz a directora comercial.

Para alcançar este objetivo, a directora comercial Carla Costa acredita que a estratégia tem de passar por um “mix” entre preço e serviço. Outro dos eixos para alcançar este desígnio é o reforço da presença da marca que vai ser atingido através do aumento do investimento da Iberdola em acções publicitárias e de patrocínios.

Num mercado dominado pela EDP que tem 80% de quota, este é um campo de penetração difícil. “O cliente vai entender num mercado livre que o que interessa é se o preço é bom e se a qualidade do serviço me satisfaz”, acrescenta.

Baixar a factura

Ao contrário da EDP que anunciou um aumento de preços para este ano, a Iberdrola afiança que devido à baixa dos valores regulados pela ERSE, vai refleti-los no cliente. A factura de um consumidor médio vai baixar 2,5%.

Carla Costa afirma ainda que o mercado é tão desequilibrado em Portugal pelo desconhecimento dos clientes sobre as ofertas de cada operador, mas também porque a EDP usa a sua posição dominante para que muitos dos que mudam voltem para a empresa.

“Isso foi notícia. Eles enviaram cartas para os clientes que os podem levar a fazer juízos errados. A nós aconteceu-nos muitas vezes”, avança.

Actualmente, a Iberdrola emprega 1000 pessoas em Portugal.