Está a circular nas redes sociais e via mensagem para telemóveis a mesma fraude que na quarta-feira utilizou a marca de supermercados Lidl, agora com o Continente.

As mensagens começaram a circular ainda na noite de terça-feira e terão continuado ao longo desta quarta-feira.

O método é o mesmo: uma mensagem enviada por WhatsApp, Facebook ou Instagram anuncia uma campanha de aniversário, prometendo “cartões presente no valor de 250€”.

Em comunicado enviado à Renascença, o Continente confirma que está em curso uma fraude que, “além de utilizar indevidamente uma marca sem autorização, procura recolher dados pessoais de cidadãos com a promessa de um prémio inexistente”.

A empresa do grupo Sonae está a tentar identificar os autores da falsa campanha e comunicou a situação às “entidades que alojam o site e aos serviços de ‘instant messaging’, por onde a informação circula, de forma a impedir a sua propagação”.

O Continente também está a alertar os seus clientes através da internet, “no sentido de os informar da fraude e do vírus”.

A rede de supermercados sublinha “que todas as suas iniciativas são divulgadas através das plataformas oficiais da marca”.


A campanha fraudulenta que está a circular na internet pede às pessoas que façam uma inscrição, que implica a resposta a algumas perguntas que implicam o fornecimento de dados pessoais.

Ao fazê-lo, a pessoa subscreve sem querer um serviço, pelo qual será cobrado 4,5 euros através do telemóvel.

A solução é contactar de imediato a operadora, de modo a barrar o serviço.

Na terça-feira, a cadeia de supermercados Lidl emitiu um comunicado a alertar para a fraude. “Pedimos um especial cuidado na divulgação dos seus dados pessoais em páginas que não são as oficiais", apelava.

A empresa alemã sublinhava ainda que todos os passatempos e promoções são divulgados na página oficial, na secção dos passatempos ou nas páginas oficiais no Facebook e Instagram.

[notícia actualizada às 18h10]