O primeiro-ministro garante que as políticas sociais levadas a cabo pelo Governo são para continuar. António Costa sublinha o “contributo significativo” do aumento do salário mínimo nacional para a redução da pobreza.

Um contributo importante, sobretudo - reforça Costa - numa altura em que o “número de trabalhadores em situação de pobreza era muito significativo”. “É por isso que temos de prosseguir essa trajectória”, remata.

A garantia foi deixada pelo primeiro-ministro este domingo nas vésperas de serem retomadas as negociações me concertação social para novo aumento do salário mínimo nacional agendadas para terça-feira.

António Costa insistiu, ainda, na educação como aposta no combate à pobreza. Uma das prioridades do Governo até porque, diz o governante, o maior défice do país é das finanças, mas o défice “histórico” de “ignorância”.

“De uma vez por todas o país tem de compreender: o maior défice que temos não é o défice das finanças. O maior défice que temos é o défice de ignorância, de desconhecimento, de ausência de educação e de formação”, conclui.

António Costa esteve presente no Palácio da Bolsa, no Porto, na entrega do Prémio Manuel António da Mota atribuído à Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.