O presidente da comissão executiva do BPI, Fernando Ulrich, vai abandonar o cargo que desempenhou nos últimos 13 anos, anunciou esta quarta-feira o banco. Pablo Forero será o novo CEO da instituição.

A notícia é conhecida no dia em que os catalães do CaixaBank garantiram o controlo de 84,5% do BPI, em resultado da oferta pública de aquisição lançada no ano passado.

"Fernando Ulrich comunicou ao conselho que não pretende manter-se naquele cargo no próximo mandato", revela o BPI em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fernando Ulrich vai assumir as funções de presidente do conselho de administração, que até agora era desempenhadas por Artur Santos Silva, que também comunicou que não pretende continuar no próximo mandato.

Artur Santos Silva será o novo presidente honorário do BPI e responsável pela nova comissão do conselho de administração dedicada à responsabilidade social.

A próxima administração do BPI vai ser eleita na próxima assembleia geral, prevista para 26 de Abril.

O futuro homem forte do BPI será Pablo Forero, actual director-geral do CaixaBank. "Em 2013 foi nomeado Director Geral de Riscos, cargo que ocupou até Dezembro de 2016. Dispõe de uma ampla experiência internacional, tendo trabalhado durante 11 anos em Londres como responsável directivo da sociedade JP Morgan Asset Management, onde esteve envolvido na experiência de integração Chase/JP Morgan", refere o banco.

"José Pena do Amaral, Pedro Barreto, João Oliveira Costa, Alexandre Lucena e Vale, AntónioFarinha de Morais, Francisco Manuel Barbeira, Ignacio Alvarez Rendueles e Juan Ramon Fuertes", são os restantes elementos da próxima omissão executiva.