O primeiro-ministro parte esta sexta-feira para uma visita à China. O programa oficial começa no sábado e prolonga-se por cinco dias, com passagem por Pequim, Xangai e Macau.

António Costa segue acompanhado pelos ministros da Economia e da Cultura e terá como objectivo reforçar as relações comerciais entre Portugal e a China.

O chefe de Governo parte com um objectivo firmado: captar para Portugal o novo pólo tecnológico da Huawei. A multinacional chinesa está a ponderar a hipótese e António Costa irá mesmo à sede da empresa situada a poucos quilómetros de Hong Kong. Para São Bento, um eventual acordo terá forçosamente impacto na criação de emprego no nosso país.

Antes de regressar a Lisboa, Costa sai de Macau para Shenzhen, na província de Guangdong, a 25 quilómetros a norte de Hong Kong, para visitar o campus-sede da Huawei - multinacional que nos últimos anos tem desenvolvido parcerias com instituições portuguesas. Aqui desloca-se ao "Experience Room" e a um laboratório da empresa.

No âmbito desta visita, está ainda previsto que a Huawei assine acordos com universidades portuguesas.

A visita acontece a convite do governo chinês e logo no primeiro dia Costa é recebido pelo presidente. A diplomacia portuguesa sublinha que é muito raro Xi-Jiping receber primeiros-ministros estrangeiros e esta recepção é vista como muito simbólica.

Seguem-se depois vários encontros empresariais e com a comunidade portuguesa a viver em Macau.