Os portugueses andam, em média, com pouco mais de 30 euros na carteira, segundo um inquérito do Banco de Portugal (BdP) a 800 consumidores, complementado com o registo de 6.000 diários de pagamentos.

As 800 entrevistas presenciais, realizadas no ano passado por uma empresa especializada, tiveram como objectivo conhecer os hábitos e atitudes da população portuguesa com idades entre os 18 e os 74 anos, e as conclusões foram esta segunda-feira divulgadas num relatório de balanço da emissão monetária em 2015.

O estudo mostra ainda que apenas 4 por cento dos inquiridos não têm o hábito de trazer sempre consigo notas ou moedas, apontando o controlo orçamental e o receio de roubo como as principais razões para não transportar notas e moedas mais vezes.

O diário de pagamentos mostra ainda que, em média, os portugueses efectuam 52,3 pagamentos por mês, dos quais 36,7 são em numerário, o pagamento preferido dos portugueses, sobretudo, para pagamentos frequentes, como alimentação e higiene, e despesas até 10 euros.

O relatório do Banco de Portugal revela ainda que o valor das notas entradas no Banco de Portugal é maior do que o valor das notas que dele saíram, o que pode ser explicado, entre outras razões, pela quantidade de notas que os turistas trazem, muitas de 50 e cem euros, e que em Portugal são pouco utilizadas e por isso acabam por ser retiradas de circulação.

Quanto a falsificações de dinheiro, o relatório mostra que a nota de 20 euros foi a mais contrafeita em 2015, tanto na área do euro como em Portugal, e que em termos globais houve menos moedas contrafeitas apreendidas do que notas, quer na área do euro, quer em Portugal.