António Costa diz que “Portugal é um dos melhores países para se viver” e aquele que se pode tornar “mais atractivo e amigo do empreendedorismo”.

“Temos que pegar nessa ideia que as pessoas têm e por isso se metem num avião da Ryanair ou da Easyjet, para vir ao Porto, Lisboa, Madeira ou Algarve, e transformar essa realidade em perceber: “Não. Portugal não é só bom para passar férias. Portugal é o sítio óptimo para eu poder viver com a qualidade com que se pode passar férias em Portugal”, declarou.

Na apresentação do programa Startup Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, esta segunda-feira, no Porto, o primeiro-ministro voltou a expressar o seu optimismo, dizendo mesmo ser possível fazer de Portugal um dos países europeus mais amigos do empreendedorismo.

“Se somarmos ao apoio que o Estado pode dar, as condições que a cidade pode criar, mais a energia e a iniciativa de cada um destes empreendedores, nós conseguiremos realizar algo que hoje pode parecer um sonho, mas tem que ser a ambição que nós temos de ter. É fazer de Portugal o país europeu mais, mais acolhedor, mais amigo do empreendedorismo e um país que seja verdadeiramente um país startup”.

O programa Startup Portugal apresenta 15 medidas para o empreendedorismo e assenta, de acordo com o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, em três pilares: ecossistema, financiamento e internacionalização.

Do programa constam medidas fiscais, a criação de uma rede nacional de incubadoras para fazer a ponte entre as que existem em todo o país, e será também criado um Simplex para o sector da inovação, o que permitirá a possibilidade de “Portugal conquistar o mundo”.

Aproveitando o facto de o programa ter sido apresentado no antigo matadouro industrial do Porto, o primeiro-ministro, na linha do que vem sendo o seu discurso optimista, voltou ao tema das vacas que voam.

“O estarmos aqui tem um simbolismo. Não é só o simbolismo de daqui também as vacas terem voado, já depois de mortas, nestes carris que aqui estão. Tem o simbolismo que é fazer do velho novo. E a capacidade que há de, nestes passos, nós podermos combinar todos aqueles ingredientes que são essenciais à economia e à dinâmica económica de inovação assente no conhecimento.”

O optimismo do primeiro-ministro, que na versão do Presidente da República é “irritante”, é partilhado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

“Só assim garantiremos mais ‘startup’ das quais algumas virão a ser ‘scaleups’ e, em conjunto, ajudarão a tornar a nossa economia mais pujante e, por consequência, a gerar mais emprego essencial para o nosso desenvolvimento. Era esta mensagem que eu vos queria dar. Também eu partilho do optimismo que o senhor primeiro-ministro tem”, disse Rui Moreira na apresentação do Startup Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.