Uma falha no simulador do Portal das Finanças, na entrega do IRS, tem levado algumas pessoas a receber substancialmente menos reembolso do que tinha constado da simulação.

A falha, noticiada pela SIC, abrange, sobretudo, casais que terão optado por entregar as suas declarações separadamente ou em conjunto consoante lhes parecia mais favorável na simulação. Para alguns casais a diferença chegou às centenas de euros.

O Ministério das Finanças esclarece, numa nota enviada à Renascença, que se tratou de uma falha informática no simulador que foi logo corrigida no primeiro dia das entregas.

Mas quem verificar que se passou esta situação tem uma alternativa. “Todos os contribuintes afectados por esta situação e que tenham, com base na simulação efectuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma.”

O ministério esclarece ainda que “este ano, o processo de entrega e liquidação de IRS tem especial complexidade uma vez que foi implementado um conjunto de novas soluções decorrentes da reforma do IRS".

“Tal como nos anos anteriores, verificam-se por vezes falhas informáticas que têm sido corrigidas ao longo do tempo da campanha, tendo os contribuintes vindo a ser alertados para isso pela Autoridade Tributária, no Portal das Finanças.”