Há fumo branco no acordo sobre o BPI entre os espanhóis da CaixaBank e a empresária angolana Isabel dos Santos, avança a edição online do jornal “Expresso”.

A empresária angolana vai vender ao grupo espanhol os mais de 18% que detém no quinto maior banco português.

As negociações chegaram a bom porto com a intervenção nos bastidores do primeiro-ministro, António Costa, e do novo Presidente da República, noticia o “Expresso”.

O jornal confirma que o acordo foi negociado nas últimas semanas, mas ainda não se conhecem os montantes envolvidos no negócio.

O director executivo do “Expresso”, Pedro Santos Guerreiro, lembra também o papel do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Em declarações à Renascença, Pedro Santos Guerreiro explica que “o acordo só foi possível porque se chegou a um entendimento em relação ao preço, que é considerado positivo para Isabel dos Santos”.

Por outro lado, “houve uma intervenção, nos bastidores, do Governo português, directamente do primeiro-ministro, António Costa, no sentido de desbloquear esta negociação”, adianta o director executivo do Expresso.

O espanhol CaixaBank passará, assim, a ser o maior accionista do BPI, que é presidido por Fernando Ulrich.

O negócio avança depois de o Banco Central Europeu ter obrigado Fernando Ulrich a reduzir a participação no Banco do Fomento de Angola até ao dia 10 de Abril.

No início deste mês, a agência financeira Bloomberg já dava conta de que o CaixaBank e Isabel dos Santos estavam em conversações para encontrar uma solução para o problema do banco em Angola.