É de 500 milhões de euros o montante máximo do esforço previsto pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para 2016. A solução poderá reduzir o défice para cerca de 2,3% ou 2,4% do PIB, face aos 2,6% do esboço inicialmente elaborado por Mário Centeno.

O novo pacote de medidas merece a aprovação de Bruxelas mas, de acordo com a imprensa económica desta quarta-feira, a Comissão Europeia quer o dobro: mil milhões de euros em medidas adicionais. O montante é avançado por fonte comunitária ao “Diário Económico”.

É neste cenário que o ministro das Finanças apresenta, esta quarta-feira, as linhas gerais do Orçamento para 2016 aos partidos com assento parlamentar.

Ao que a Renascença apurou, o documento será aprovado na quinta-feira, em Conselho de ministros, para dar entrada na sexta-feira na Assembleia da República.

Entre as medidas avançadas, tal como a Renascença adiantou nas últimas horas, está o agravamento fiscal sobre os combustíveis, a subida do imposto sobre veículos e ainda dos impostos sobre o álcool e o tabaco.

Tópicos