O novo Governo "despromoveu" a competitividade das empresas portuguesas e deixou-as sem uma verdadeira representação no estrangeiro, acusa o antigo ministro da Economia António Pires de Lima.

“Nesta nova orgânica do Governo, quem representa verdadeiramente as empresas portuguesas no exterior? Quem as ajuda?”, começou por perguntar na 100ª edição do Clube dos Pensadores, realizada esta segunda-feira à noite, em Vila Nova de Gaia.

António Pires de Lima considera que o novo ministro dos Negócios Estrangeiros não tem o perfil adequado, é “truculento” e o ministro da Economia não tem essa responsabilidade.

“O novo ministro dos Negócios Estrangeiros? Alguém vê na figura truculenta do dr. Santos Silva um promotor das empresas portuguesas no exterior? O novo ministro da Economia, um académico respeitado, mas que não tem, organicamente, responsabilidade de promover as empresas portuguesas no exterior”, sublinhou.

O antigo ministro do Governo PSD/CDS refere que “parece que há uma Secretaria de Estado que tem essa função” de promover as empresas portuguesas no estrangeiro, mas não é suficiente.

“Eu creio que isto revela muito de como a diplomacia económica, isto é: A competitividade das empresas portuguesas, as nossas exportações, foram despromovidas”, acusa Pires de Lima.