Mais de 1.500 proprietários de automóveis Volkswagen e Audi na Coreia do Sul apresentaram uma queixa colectiva contra o fabricante alemão para exigir o cancelamento da compra e o reembolso do valor pago pelos carros.

Os queixosos, num total de 1.536, interpuseram uma acção junto de tribunal de Seul. Segundo a agência Yonhap, alegam que foram enganados pela Volkswagen no âmbito do escândalo da manipulação dos valores das emissões de gases poluentes dos veículos a diesel.

O escritório de advocacia que coordena os proprietários de viaturas afectadas garante que, no total, mais de 6.000 pessoas apresentaram documentos para se unirem à iniciativa, pelo que o número de queixosos deve crescer nas próximas semanas.

Estas pessoas exigem à Volkswagen que anule os seus contratos de compra dos veículos, aceite a sua devolução e os reembolse na totalidade, reclamando ainda uma compensação pecuniária.

A notícia chega depois de o fabricante automóvel alemão ter começado a oferecer, na segunda-feira, vales de até mil dólares (930 euros) aos clientes afectados nos Estados Unidos, um primeiro passo para recuperar a confiança, segundo a Volkswagen.

No caso da Coreia do Sul não está previsto ainda nenhum plano de indemnização, já que a investigação do Ministério do Ambiente sul-coreano continua em curso, sendo esperada a publicação dos seus resultados antes do final do corrente mês.

Uma "estimativa inicial" admite que os riscos económicos para o grupo alemão possam rondar os 2.000 milhões de euros.

O grupo alemão Volkswagen anunciou que uma investigação interna revelou "incoerências" relacionadas com as emissões de dióxido de carbono em cerca de 800 mil veículos. Com este desenvolvimento, o escândalo das emissões poluentes no grupo alemão Volkswagen aumenta de dimensão.

O fabricante automóvel alemão terá instalado o dispositivo fraudulento para enganar os testes em modelos entre 2014 e 2016.

A 18 de Setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores a gasóleo do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu, na altura, a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, representante das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afectadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.