A Selecção Nacional já só tem de empatar, esta quarta-feira, com a Hungria, para se qualificar para os oitavos-de-final do Euro 2016.

Basta a Portugal um empate com a Hungria, na última jornada da fase de grupos, para se qualificar para os "oitavos" do Europeu, em que iria, na condição de terceiro classificado do grupo F, defrontar a Alemanha (primeira classificada do grupo C) ou a Croácia (primeira classificada do grupo D).

Recorde-se que o primeiro critério para a escolha dos quatro melhores terceiros, que garantem passagem para a fase seguinte, se decidem, primeiramente, por pontos, e, em segundo lugar, por diferença de golos.

A vitória da Turquia sobre a República Checa (2-0), esta terça-feira, colocou os turcos no terceiro lugar do grupo D, mas com diferença de golos negativa (-2), a mesma da Albânia, terceira classificada do grupo A.

Um empate permitiria, assim, a Portugal, com apenas três pontos, seguir para os oitavos-de-final, graças ao critério da diferença entre golos marcados e sofridos, que seria de zero.

Em melhor situação está a Hungria, que, com a derrota da Irlanda do Norte frente à Alemanha, assegurou o apuramento para a fase a eliminar. Com dois terceiros classificados com três pontos (Albânia e Irlanda do Norte), a Hungria, com quatro, tem já a certeza que, seja qual for o resultado obtido frente a Portugal, será dos quatro melhores terceiros (há apenas seis grupos). O mesmo caso se aplica à Eslováquia, igualmente qualificada.

Relativamente a Portugal, pode ser beneficiado pelo facto de a Hungria já ter a presença nos oitavos-de-final assegurada. Isto pode levar a poupanças por parte dos magiares, facilitando, porventura, a tarefa de Portugal, que, mesmo tendo o apuramento selado com um empate, quererá vencer e, assim, não só "limpar" imagem até agora deixada neste Europeu, como assegurar um dos dois primeiros lugares do grupo e, consequentemente, a entrada directa nos oitavos-de-final.

Se esse cenário se verificar, há três cenários em matéria de adversários. Sendo terceira, a equipa das quinas defronta Alemanha ou Croácia (dependendo do lugar que ocupe no lote das terceiras melhor classificadas). Sendo segunda, a Selecção Nacional joga com a Inglaterra, segunda classificada do grupo B. Sendo primeira, defronta Suécia, Bélgica ou República da Irlanda, possíveis segundos classificados do grupo E. O primeiro lugar do grupo F permite a Portugal evitar Espanha, França, Alemanha e Itália até à final.

O Hungria-Portugal, disputa-se esta quarta-feira, às 17 horas, em Lyon. O jogo terá relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

As equipas já apuradas:

Grupo A
França 7 pontos
Suíça 5

Grupo B
País de Gales 6 pontos
Inglaterra 5
Eslováquia 4

Grupo C
Alemanha 7 pontos
Polónia 7
Irlanda do Norte 3

Grupo D
Croácia 7 pontos
Espanha 6

Grupo E
Itália 6 pontos (menos um jogo)

Grupo F
Hungria 4 pontos (menos um jogo)

Tópicos