O antigo dirigente do Benfica Rui Gomes da Silva acredita que, "em condições normais", o Benfica será campeão e que foram os erros das águias que, na última época, deram o título de campeão nacional ao FC Porto.

O também antigo administrador da SAD, hoje visto com líder da oposição a Luís Filipe Vieira, prevê, por outro lado, que o Sporting será beneficiado pelas arbitragens.

Em declarações a Bola Branca, Gomes da Silva destaca que foi o Benfica que deu "balões de oxigénio" aos dragões. "Foram a direção do Benfica e a direção da SAD que deram este campeonato ao Porto. Acredito que o Porto, em condições normais, nunca ganharia. Este ano, está a ter as dificuldades que tem. Basta o Benfica corrigir duas ou três questões e passa a ser, com larga distância, o clube candidato ao título", frisa.

O ex-dirigente das águias projeta que "a moda, este ano, vai ser beneficiar o Sporting em todas as dúvidas", devido à crise que o clube atravessou. O medo de prejudicar quem já está em baixo será decisivo: "O jogo da Luz foi um bocadinho isso. Aos dez segundos, havia um amarelo que era mostrado em qualquer canto do mundo, exceto ali ao Sporting. E foi porque as pessoas têm medo de ser criticadas, que se diga, 'coitados, eles estão a sair agora de uma crise e são logo penalizados'. E é este ambiente que vai levar com que o Sporting seja levado ao colo agora e a seguir, com a eleição do novo presidente."